Liderança, Cultura e Comportamento Organizacional

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  • adm
    14/08/2023 às 5:36 pm

    Enfrentar uma plateia grande não é uma tarefa fácil. Para muitas pessoas é um desafio aterrorizante. Um estudo publicado pelo jornal britânico “ Sunday Times ” revela que o medo de falar em público é maior do que o medo de enfrentar problemas financeiros, doenças e a morte. AZEVEDO, E. BERGAMINI. Medo de falar em público é maior que o de morrer. Extra Globo, 2017.

    Para lidar com o medo de falar em público é necessário:

    Resposta Correta:

    enfrentar a situação/experiência.

    adm
    23/08/2023 às 8:13 pm

    Nenhuma empresa está em uma situação particularmente estável hoje em dia. Mesmo aquelas tradicionalmente estáveis, como as que ocupam uma fatia de mercado dominante em sua área, devem mudar, muitas vezes radicalmente.

    Portanto, “Mude ou morra!” é o grito de guerra que hoje corre entre os gestores em todo o mundo.

    Robbins, S. Comportamento Organizacional: teoria e prática no contexto brasileiro. 14 ed – p. 565. São Paulo: Pearson, 2010. Baseando-se nas ideias do texto, analise as seguintes asserções.

    I. Atualmente, é possível afirmar que nada mais é permanente, exigindo que as pessoas e as organizações sejam flexíveis.

    PORQUE

    II. Caso as pessoas e as organizações não acompanhem as mudanças, trazidas pelos novos tempos, elas correrão o risco de se tornarem obsoletas. A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

    Resposta Correta:

    As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

    adm
    23/08/2023 às 8:13 pm

    A comunicação deficiente é provavelmente a principal fonte de conflitos interpessoais no trabalho. Como as pessoas passam quase 70 por cento das horas em que estão acordadas se comunicando — escrevendo, lendo, falando, escutando —, parece razoável afirmar que uma das principais forças inibidoras do bom desempenho de um grupo é a falta de uma comunicação eficaz. Por isso, ter uma boa capacidade de comunicação é essencial para o sucesso na carreira do colaborador e para o sucesso da organização.

    ROBBINS, S. Comportamento Organizacional. 11 ed. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2006 (adaptado).

    Sobre a comunicação no ambiente organizacional, é correto afirmar que:

    Resposta Correta:

    a mensagem é composta por códigos que devem ser compreendidos tanto pelo emissor, quanto pelo receptor.

    adm
    23/08/2023 às 8:15 pm

    Se antigamente as soluções eram consistentes o suficiente para serem duradouras, hoje em dia tudo muda muito rápido, então é preciso se reinventar a todo o momento com foco no resultado. O que antes dava certo, hoje, nem sempre, funciona mais.

    Por isso os profissionais devem buscar novas formas de lidar com as mudanças de forma criativa e eficaz. Uma das percepções sobre as prováveis causas de tantos problemas de não adaptação das empresas às novas demandas e oportunidades é a insistência em fórmulas que resultaram em sucesso por um tempo, mas que já não proporcionam os mesmos efeitos. Não tem como desbravar novos territórios usando velhos mapas.

    ELIAS, M. A velocidade das mudanças. Portal Administradores, out/2016.

    Sobre a velocidade do processo de mudança organizacional, é corretor afirmar que:

    Resposta Correta:

    o desenvolvimento sistemático é um modelo de mudança que ajuda a minimizar as resistências, melhorando assim, o apoio ao processo.

    adm
    23/08/2023 às 8:16 pm

    A ‘rádio peão’ é o processo de comunicação informal típico de qualquer organização. Por meio dela, são divulgados todos os boatos (verdadeiros ou falsos) entre os funcionários de uma empresa, desde ‘quem está pegando quem’, até a previsão de demissões em massa em uma organização. Portanto, a empresa que consegue se equilibrar na comunicação não terá a rádio peão como um problema, mas sim, se transformará apenas numa manifestação natural original do processo humano de comunicação.

    ROBBINS, S. Comportamento Organizacional: teoria e prática no contexto brasileiro. 14 ed. São Paulo: Pearson, 2010 (adaptado).

    A partir das ideias do texto e do conteúdo sobre ruído na comunicação, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

    I. O ruído na comunicação ocorre quando a mensagem não é interpretada conforme o emissor planejou.

    PORQUE

    II. A não integração entre um ou mais elementos, que compõem o processo de comunicação, é a causadora do ruído. A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

    Resposta Correta:

    As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

    adm
    23/08/2023 às 8:17 pm

    Todas as vezes que transmitimos uma mensagem de maneira verbal, também enviamos uma mensagem não verbal, pois todo e qualquer movimento corporal tem um significado e nenhum deles é acidental (embora alguns sejam inconscientes). Portanto, a linguagem corporal soma-se à comunicação verbal, ou seja, uma posição ou movimento do corpo por si só não tem um significado preciso ou universal, mas, quando somado à linguagem falada, completa a mensagem do emissor.

    Robbins, S. Comportamento Organizacional: teoria e prática no contexto brasileiro. 14 ed. São Paulo: Pearson, 2010 (adaptado).

    Sobre a comunicação não verbal utilizada quando falamos em público, é correto afirmar que se deve manter:

    Resposta Correta:

    expressões faciais “leves”.

    adm
    23/08/2023 às 8:18 pm

    Observe a cena retratada na charge. Os ruídos na comunicação Fonte: MOURA, K. Blog Zona Coletiva.

    Como se pode observar na charge, o ruído causou interferência na comunicação entre os colaboradores da empresa. Essa interferência decorre da falta de integração entre os elementos que compõem o processo de comunicação, sendo estes, portanto, considerados como origens do ruído.

    Sobre os elementos do processo de comunicação, enquanto origens do ruído, analise as afirmativas relacionadas às origens dessa interferência e marque a alternativa correta.

    Resposta Correta:

    A falha na legenda de um filme pode ser considerada um exemplo de ruído, causado pelo uso equivocado do canal da comunicação.

    adm
    23/08/2023 às 8:19 pm

    Observe a imagem. Fonte: Blog Adm. da Comunicação.

    Como se pode observar na imagem, o ruído é um dos elementos que compõe o processo de comunicação.

    Considerando essa observação, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

    I. No processo de comunicação, mesmo que o código principal utilizado seja a língua portuguesa, se a mensagem for carregada de jargões incompreensíveis pelo receptor, ocorrerá problemas de retroalimentação da mensagem.

    PORQUE II.

    O ruído causado pelos jargões incompreensíveis pelo receptor fará com que a comunicação não se realize conforme foi prevista. A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

    Resposta Correta:

    As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

    adm
    23/08/2023 às 8:20 pm

    Segundo Robbins (2010), os canais de comunicação diferem com relação a sua capacidade de transmitir informações. Alguns são valiosos por sua capacidade de lidar com diferentes sinais ao mesmo tempo, por facilitar um rápido feedback e por ser extremamente pessoais. Outros canais são pobres por serem fracos nesses três fatores. Por isso, cabe ao gestor analisar a situação e determinar o canal de comunicação mais adequado para atender à necessidade daquele momento.

    ROBBINS, S. Comportamento Organizacional: teoria e prática no contexto brasileiro. 14 ed. São Paulo: Pearson, 2010 (adaptado).

    Sobre o canal, enquanto elemento do processo de comunicação, é correto afirmar que:

    Resposta Correta:

    compreender as direções da comunicação organizacional contribui para escolha do canal mais adequado para a mensagem que será enviada.

    adm
    23/08/2023 às 8:22 pm

    No mercado global é consenso entre os executivos de que não existe empresa perfeita, mas sim, existem algumas empresas que são menos imperfeitas que outras.

    A melhor empresa para se trabalhar é aquela em que o colaborador se sente respeitado e pode confiar no feedback recebido da organização. Essas empresas possuem mecanismos de feedback confiáveis, promovendo um clima interno no qual os colaboradores se sentem tanto à vontade para fazer perguntas, quanto dispostos a receber uma resposta.

    CHIAVENATO, I. Gestão de Pessoas: o novo papel dos recursos humanos nas organizações. 4 ed. São Paulo: Manole, 2014 (adaptado). O gerente ao receber ou dar feedback, aos membros de seu grupo ou de sua equipe de trabalho, deve

    Resposta Correta:

    ser descritivo, ao invés de avaliativo.