Pesquisa de Mercado
Forums › MATERIAL DE ESTUDO › Atividades › Pesquisa de Mercado
-
Conforme estudado, aprendemos que a coleta de dados em pesquisa qualitativa pode ser feita de duas formas, aqui vamos abordar a verbal. Considerando este modelo, vamos analisar o trecho a seguir: “Os bens populares são altamente consumidos pela base da pirâmide, mas esses consumidores, segundo Prahalad (2005), também adquirem
produtos de alta tecnologia ou de marcas reconhecidas, desde que tenham acesso ao crédito e um dos exemplos citados em seu livro é o das Casas Bahia. De acordo com Parente, Limeira e Barki (2008), no Brasil mais de 75% da população encontram-se nas classes de baixa renda e representam mais de 50% das vendas de grandes setores
varejistas, demonstrando assim a importância do negócio voltado para a baixa renda.Além dos novos fatores globais que infuenciaram a ascensão da classe de baixa renda ao mercado de consumo, o governo brasileiro tem praticado políticas para reduzir a miséria brasileira. O programa Bolsa Família, ficou famoso por benefciar em 2006 mais de 11,1 milhões de famílias em todo o Brasil, ou seja, cerca de 45 milhões de pessoas, recebeu 8,2 bilhões de reais. Após o acesso dos consumidores de baixa renda ao mercado consumidor, esta classe dicilmente se permitirá retroceder ao patamar anterior, impondo uma nova vontade política no país. […] esses fatores levam a acreditar que o mercado de baixa renda continuará crescendo no Brasil, não sendo um elemento passageiro e as pesquisas sobre esse mercado até então pouco explorado pelas grandes empresas colabora para a ampliação do conhecimento sobre o consumidor de baixa renda e os impactos nas estratégias para abordagem desse segmento.
Pautado no nosso material de apoio, o contexto apresentado, refere-se a qual modelo de entrevista da coleta de dados verbal?
Resposta correta:
Entrevistas semiestruturadas
Qual seria a melhor fonte de dados secundários para a seguinte situação: vendas anuais das dez principais empresas de fast food.
Resposta Correta:
IPEA.
A pesquisa de marketing auxilia o programa de ação de marketing. As quais tipos de decisão essas informações auxiliará os profissionais: benefícios mais importantes para cada um dos segmentos e que tipo de consumidor tem o melhor potencial.
Resposta Correta:
Decisões sobre segmentação e pessoal de vendas.
Com base nas frases abaixo aponte qual(is) é(são) verdadeira(s).
I. A pesquisa mercadológica ou de marketing é definida como um processo sistemático e objetivo de geração de informação que ajuda a tomada de decisões de marketing.
II. A pesquisa de marketing é a única fonte de informações suficientes para elaboração de planos e estratégias de marketing.
III. A pesquisa de marketing acaba com as incertezas na tomada de decisões.
IV. Os dados de marketing encontram-se frequentemente dispersos por toda a empresa e às vezes é necessário um grande esforço para localizar fatos simples.Resposta Correta:
As frases I e IV são verdadeiras.
Qual a etapa do processo da pesquisa de marketing é o seguinte comentário:
“Entrevistas face a face podem ocorrer na casa do entrevistado, em um shopping center ou em local de negócios.”:Resposta Correta:
Escolhendo o método de pesquisa.
Com base nas frases abaixo aponte qual(is) é(são) falsa(s):
I. A pesquisa exploratória serve para subsidiar um projeto de pesquisa.
II. A pesquisa que descreve as características de uma população ou de um fenômeno é a descritiva.
III. A análise de um consumidor, após assistir uma propaganda é feita através da pesquisa causal.
IV. Podemos afirmar que a pesquisa exploratória é suficiente para o processo de tomada de decisões mercadológicas.Resposta Correta:
As frases III e IV são falsas.
Com base nas frases abaixo aponte qual(is) é(são) falsa(s):
I. A decisão sobre a razão da pesquisa é essencial para definir todas as outras etapas do projeto.
II. O tipo de pesquisa mais utilizada no estágio inicial do levantamento é a pesquisa exploratória.
III. A pesquisa descritiva explora as características de uma população.
IV. Um teste de produto pode ser considerado uma pesquisa causal.Resposta Correta:
Somente a frase III é falsa.
Com base nas frases abaixo aponte qual(is) é(são) verdadeira(s):
I. A pesquisa de marketing pode ter muitas formas, mas a investigação sistemática é um fio condutor comum.
II. Se o propósito da pesquisa estiver claro, serão muito menores as chances de coletar a informação necessária e relevante.
III. Quanto mais precisa e isentas de erros forem as informações obtidas, menor o custo de uma pesquisa de marketing.Resposta Correta:
Somente a frase I é verdadeira.
Com base nas frases abaixo aponte qual(is) é(são) verdadeira(s).
I. Um dos fatores do crescimento da pesquisa de marketing é a constante mudança da sociedade brasileira.
II. O desenvolvimento e a implementação de um planejamento de marketing envolve três estágios e a pesquisa de marketing fornece informações para todos os estágios.
III. A pesquisa de marketing não pode interferir na mudança dos atributos do produto uma vez que eles já vêm definidos da fábrica.
IV. A pesquisa mercadológica ou de marketing é definida como um processo sistemático e objetivo de geração de informação que define a tomada de decisões de marketing.Resposta Correta:
Somente a frase I é verdadeira.
Quais dos métodos de pesquisa quantitativa possuem como uma das desvantagens a limitação da utilização de perguntas simples:
Resposta Correta:
Eletrônico, correio e telefone.
Com base nas frases abaixo aponte qual(is) é(são) falsa(s):
I. A primeira responsabilidade do pesquisador é trabalhar com o gerente de marketing para dar voz de maneira clara aos problemas de decisão gerencial.
II. A pesquisa de levantamento envolve, exclusivamente, a figura do entrevistado, exceto em um levantamento pelo correio.
III. No contexto atual da pesquisa de marketing relatórios por escrito longos e elaborados são virtualmente coisa do passado.Resposta Correta:
Somente a frase II é falsa.
You must be logged in to reply to this topic.